O HOMENAGEADO

Além de debater sobre o cinema regional, o MEMOCINE homenageia um dos artistas que vem contribuindo para a consolidação da sétima arte no nosso estado, o ator e diretor sul-mato-grossense DAVID CARDOSO.

Em 2013, o cineasta completou 50 anos de carreira. Nada mais justo, então, que promover uma homenagem a este cineasta pelo trabalho realizado ao longo destas cinco décadas.

HISTÓRIA

Nascido em Maracajú, no dia 9 de Abril de 1945, no ainda estado de Mato Grosso, José Darcy Cardoso ficou mais conhecido pelo seu nome artístico David Cardoso. Começou a trabalhar na área na década de 1960. Produtor de mais de 70 filmes, desde criança já era apaixonado por cinema.

O cineasta tem relações muito fortes com sua terra de origem à qual faz referências em várias de suas obras. Sua importância é tão visível, que o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura, inaugurou em 2009 um espaço em homenagem ao cineasta: a Sala David Cardoso.  Sediada no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (FCMS), a sala – de cunho memorialista e cultural – tem por função abrigar o acervo de filmes e fotografias de Cardoso, bem como os equipamentos utilizados pelo diretor na realização de seus filmes.

%d blogueiros gostam disto: